Pesquisar este blog

23.8.10

Borboletinhas de cupuaçu







Um favorito de todas as horas: Doce de cupuaçu de corte, banhado em chocolate belga, num blend que não fica doce...  As borboletinhas ficam por conta do "transfer" para chocolates. Não é obrigatório... mas - um charme à parte!



Ingredientes:


Para o doce de cupuaçu:

- 500 grs de polpa de cupuaçu (descongelada)

- 500 grs de açúcar



Para a cobertura:


- 300 grs de chocolate meio-amargo, picado

- 300 grs de chocolate ao leite, picado

- Transfers para chocolate (opcional)



Preparo:

- Do doce:


- Numa panela coloque a polpa de cupuaçu já descongelada (é vendida em pacotes congelads, nos supermercados) e o açúcar . Mistura com uma colher de pau até misturar e leve ao fogo, mexendo, até que forme um doce de corte (tipo goiabada).

- O processso leva mais de uma hora. Para testar, deixe um pires no freezer e quando começar a apurar mais, coloque uma colher de sopa no pires, leve de volta ao freezer, e aguarde firmar. Se der para cortar com a faca, está pronto.
- Despeje o doce numa assadeira pequena, ou um pote plástico e espere esfriar completamente.
- Desenforme o doce em cima de uma tábua de cortar, e com uma faca comprida e afiada, corte em retângulos. Deixe- os em cima de um prato de bolo untado com manteiga e reserve.

Para cobrir com o chocolate:

- Num refratário coloque os chocolates picados e leve ao microondas por 6 minutos potência MÉDIA. Retire, mexa um pouco com espátula de silicone e volte ao micro por mais 1 minuto. Retire, misture de novo e se não tiver derretido completamente, volte ao micro por mais 1 minuto. Sempre potência MÉDIA ou o chocolate queimará.
- Coloque esse refratário dentro de um outro maior, ou uma assadeira, com água e gelo, pra fazer a temperagem do chocolate (resfriamento) Se não fizer isso e utilizá-lo quente, ele manchará.
- Vá mexendo com a espátula de silicone até resfriar. (Teste a temperatura colocando um pingo sobre o lábio inferior. Se sentir o chocolate frio, está no ponto.)
- Retire a tigela da água com gelo, seque com um pano por baixo dela, e leve à mesa onde você banhará os doces.
- Tenha uma assadeira retangular grande, forrada com papel-manteiga para colocar os doces banhados.
- Mergulhe os retângulos no chocolate derretido, e com ajuda de uma colher de sopa termine de banhar os pedaços de doce, e levante-os com um garfo de pontas espaçadas ou um instrumento próprio para banhar bombons (à venda em casas de artigos para confeitaria).
- Com a ajuda de um palito de dente, para “empurrar” do garfo (por baixo do bombom) e dispor em cima da assadeira untada de papel-manteiga, vá banhando todos os doces.
- SE usar o transfer como na foto, (desenho com corante comestível, à venda em lojas especializadas em artigos para confeitaria), deixe-os cortados individualmente, e vá posicionando sobre cada bombom enquanto o chocolate ainda está líquido. Alise com as pontas dos dedos para que o transfer alcance a superfície dos bombons.
- Quando terminar todos e completar a assadeira, leve ao freezer por uns 7/8 minutos, ou até que você retire um transfer e o desenho esteja nítido no chocolate. Isso só acontecerá depois que o chocolate estiver completamente endurecido.
- Retire todos os transfers de cima dos bombons e deixe secando em temperatura ambiente por 24 horas.
- Caso não utilize os tranfers, apenas banhe os bombons e leve ao freezer pelo mesmo tempo ou até endurecerem. Secagem da forma explicada acima.





Dicas da Lena:


- A quantidade de chocolate utilizada é uma média. Dependendo do “banho”, cada pedaço de doce pode levar mais chocolate. Se preferir, derreta um pouco mais. Se sobrar, faça chocolate quente ou um bolo. Não tem como dar quantidade exata de chocolate em bombons banhados.

- Se estiver calor, pode levar os docinhos cortador à geladeira por uma hora antes debanhar; ficará mais fácil. Despende também da textura do corte.

- Para não ficar completamente sem decoração se não usar o transfer, coloque um pouco do próprio chocolate derretido num saquinho tipo “ziploc”, corte a pontinha e faça “ziguezagues” por cima de cada bombom, antes de levar ao freezer. Seque como recomendado.

6 comentários:

  1. Ola, Parabens pelo Blog, ja seguia vc na coluna do UOL, e tb no twitter, nunca comentei aqui no blog, mas ja copiei umas qtas receitas suas, que digo desde ja que sao maravilhosas e mto bem explicadas, se vc resolver se mudar para Portugal e dar aqui umas aulas, ja tem alunos. Boa sorte para si que faz coisas dos Deuses.Um abraço ;-) anabela

    ResponderExcluir
  2. Anabela

    Seja, antes de mais nada, muito bem-vinda!

    Fico feliz de saber que você acha minhas receitas bem explicadas, porque eu prezo por isso, viu?
    Um abraço meu daqui, e saiba que um dos meus defeitos é não ter (ainda) ido a Portugal, confesso : /

    Mas, irei, sim!

    Um beijo

    ResponderExcluir
  3. Lena, tenho muitas saudades de cupuaçu. Lembro da minha infância no Para. Agora, que linda apresentação.

    ResponderExcluir
  4. Você é de lá, Valentina?

    Bem, esses bombons já estão no Blog novo, o www.helenagasparetto.com.br

    Beijo!

    ResponderExcluir